Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Moagem de cana-de-açúcar atinge 50 milhões de toneladas na 2ª quinzena de agosto

Na segunda quinzena de agosto, as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 50,06 milhões de toneladas ante a 45,23 milhões da safra 2024/2025 – o que representa um aumento de 10,68%. No acumulado da safra 2025/2026 até primeiro de setembro, a moagem atingiu 403,94 milhões de toneladas, ante 424,21 milhões de toneladas registradas no mesmo período do ciclo anterior, o que representa uma queda acumulada de 20,27 milhões de toneladas – equivalente a uma retração de 4,78%.

Na segunda quinzena de agosto, 257 unidades produtoras na região Centro-Sul estavam em operação, sendo 237 unidades com processamento de cana, dez empresas que fabricam etanol a partir do milho e dez usinas flex. No mesmo período, na safra 2024/2025, operaram 261 unidades produtoras, sendo 241 unidades com processamento de cana, nove empresas que fabricam etanol a partir do milho e onze usinas flex.

Em relação à qualidade da matéria-prima, o nível de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) registrado na segunda quinzena de agosto atingiu 149,79 kg de ATR por tonelada de cana-de-açúcar, contra 155,82 kg por tonelada na safra 2024/2025 – variação negativa de 3,87%. No acumulado da safra, o indicador marca 131,76 kg de ATR por tonelada, registrando retração de 4,16% na comparação com o valor observado na mesma posição no ciclo anterior.

Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicam que, no acumulado de abril a agosto, a produtividade agrícola atingiu 79,3 toneladas por hectare colhido, em média, nas lavouras do Centro-Sul.

Esse valor representa uma retração de 8% em relação ao índice registrado no mesmo período do ciclo anterior.

O diretor de Inteligência Setorial da UNICA, Luciano Rodrigues, destaca que “a queda de 8% no TCH somada à perda de 4% no ATR resultou em uma redução de 12% na quantidade de ATR por hectare colhido (TAH), prejudicando a quantidade de produtos extraída por unidade de área”.

Com exceção do Paraná e da região de Assis, em São Paulo, a queda do TAH foi generalizada no Centro-Sul chegando a 12,3% em São Paulo, 16,3% em Goiás e 22,6% em Minas Gerais, concluiu o executivo.

Produção de açúcar e etanol

A produção de açúcar na segunda metade de agosto totalizou 3,87 milhões de toneladas. No acumulado desde o início da safra até 1º de setembro, a fabricação do adoçante totalizou 26,76 milhões de toneladas, contra 27,28 milhões de toneladas do ciclo anterior – queda de 1,92%, ou 523,87 mil toneladas.

“O mix de produção destinado ao açúcar atingiu 54,2% nos últimos quinze dias de agosto, registrando recuo ante os 55,0% verificados na quinzena anterior. Embora o índice de Açúcar Total Recuperável (ATR) não tenha atingido o pico verificado no mesmo período do ano passado, os dados sugerem restrições operacionais de capacidade nesse patamar de ATR e ajustes na estratégia de alocação da matéria-prima entre a produção de etanol e açúcar em algumas unidades.“, complementa Rodrigues.

Na segunda metade de agosto, a fabricação de etanol pelas unidades do Centro-Sul atingiu 2,42 bilhões de litros, sendo 1,46 bilhão de litros de etanol hidratado (-7,61%) e 964,57 milhões de litros de etanol anidro (+8,34%). No acumulado do atual ciclo agrícola, a fabricação do biocombustível totalizou 18,48 bilhões de litros (-10,05%), sendo 11,57 bilhões de etanol hidratado (-11,57%) e 6,91 bilhões de anidro (-7,40%).

Do total de etanol obtido na segunda quinzena de agosto, 16,77% foram fabricados a partir do milho, registrando produção de 405,92 milhões de litros neste ano, contra 345,61 milhões de litros no mesmo período do ciclo 2024/2025 – aumento de 17,45%. No acumulado desde o início da safra, a produção de etanol de milho atingiu 3,73 bilhões de litros – avanço de 19,81% na comparação com igual período do ano passado.

Vendas de etanol

No mês de agosto, as vendas de etanol totalizaram 2,93 bilhões de litros. O volume comercializado de etanol anidro no período foi de 1,16 bilhão de litros – avanço de 1,73% – enquanto o etanol hidratado registrou venda de 1,77 bilhão de litros – recuo de 10,36%.

No mercado doméstico, o volume de etanol hidratado vendido pelas unidades do Centro-Sul totalizou 1,69 bilhão de litros, o que representa uma retração de 8,36% em relação ao mesmo período da safra anterior. A venda de etanol anidro, por sua vez, atingiu a marca de 1,11 bilhão de litros, registrando avanço de 6,87%.

No acumulado desde o início da safra até 1º de setembro, a comercialização de etanol pelas unidades do Centro-Sul somou 14,41 bilhões de litros, registrando retração de 3,38%. O volume acumulado de etanol hidratado totalizou 9,09 bilhões de litros (-6,28%), enquanto o de anidro alcançou 5,32 bilhões de litros (+2,00%).

Mercado de CBios

Dados da B3 até o dia 15 de setembro indicam a emissão de 29,85 milhões de créditos em 2025 pelos produtores de biocombustíveis. A quantidade de CBios disponível para negociação em posse da parte obrigada, não obrigada e dos emissores totaliza 33,54 milhões de créditos de descarbonização.

“Somando os CBios disponíveis para comercialização e os créditos já aposentados para cumprimento da meta de 2025, já temos cerca de 94% dos títulos necessários para o atendimento integral da quantidade exigida pelo Programa para o final deste ano. Esse cálculo inclui o saldo devedor acumulado de metas anteriores e os ajustes decorrentes de contratos de longo prazo”, destacou o diretor da UNICA.

Compartilhar:
Moagem de cana-de-açúcar atinge 50 milhões de toneladas na 2ª quinzena de agosto
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização