A produtividade atinge novo patamar, impulsionada por condições climáticas favoráveis e investimentos. O crescimento da produtividade na safra atual pode permitir que o Centro-Sul do Brasil tenha uma moagem recorde de cana.
A produtividade dos canaviais do Centro-Sul do Brasil na safra 2023/2024 aumentou 23% na comparação anual para 92,8 toneladas por hectare, apontou nesta segunda-feira boletim elaborado pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), que considera dados de abril a agosto.
Apenas em agosto, a produtividade média da principal região produtora de cana do país aumentou 23,2%, para 90,5 toneladas por hectare.
O crescimento da produtividade na safra atual, fruto de boas condições climáticas e investimentos nos canaviais, pode permitir que o Centro-Sul do Brasil tenha uma moagem recorde de cana na safra atual, segundo algumas consultorias, que também apontam produção histórica de açúcar acima de 40 milhões de toneladas.
O CTC, empresa de biotecnologia e inovação com foco em cana-de-açúcar, afirmou ainda que a qualidade da matéria-prima (ATR) colhida no mês de agosto foi inferior, pelo segundo mês consecutivo, em praticamente todas as regiões, com exceção dos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Araçatuba.
O valor de ATR dos meses de julho e agosto afetou negativamente o acumulado da safra para esse indicador, porém, na média do Centro-Sul, os valores estão praticamente estáveis, sendo 134 kg/tonelada em 2022/23 e 133,5 kg/tonelada nesta safra (Reuters, 25/9/23)