Por Pasquale Augusto
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e os ministros da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e da Casa Civil, Rui Costa, se reuniram na quarta-feira (8) com representantes da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e empresários do setor.
O grupo de empresas anunciou que projeta investir US$ 10 bilhões em biocombustíveis nos próximos anos.
Os representantes da Abiove agradeceram a atuação do Governo Federal na área ambiental, que tem refletido positivamente no comércio de soja.
Entre outros resultados, a política ambiental já promoveu a redução de 48% do desmatamento na Amazônia entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.
“Eles tiveram muita dificuldade, nos últimos anos, em dar explicação com o aumento do desmatamento e a inoperância do Governo Federal no combate ao desmatamento. Nesses dez meses, eles perceberam o reflexo da melhoria da política comercial deles, tendo facilidade em não precisar explicar a origem de cada tonelada de soja produzida no Brasil, graças à responsabilidade deste governo”, afirmou Carlos Fávaro.
Biocombustíveis
Os empresários asseguraram que estão preparados para aumentar a mistura de biodiesel no diesel, como foi determinado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).
Após ampliação da mistura de 10% para 12% em abril, o percentual subirá para 13% em 2024. Em 2025, atingirá 14% e, em 2026, chegará aos 15%.
O biodiesel é um combustível biodegradável. Ele é produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais, num processo menos poluente do que os derivados de petróleo.
Alguns empresários também demonstraram a intenção de investir no programa brasileiro de conversão de pastagens degradadas em áreas produtivas, que o Governo Federal planeja lançar ainda neste mês para diversificar a matriz de produção de alimentos e energia.
Logística
Além disso, anunciaram o objetivo de ampliar os investimentos em infraestrutura logística, como já estão fazendo em terminais portuários e querem fazer em ferrovias.
No último caso, um projeto em particular foi mencionado: a Ferrogrão, ferrovia que conectará a região produtora de grãos do Centro-Oeste ao estado do Pará, desembocando no Porto de Miritituba, cujo licenciamento ambiental está pendente.
“Foi uma reunião muito importante de investimentos e de garantia dos compromissos brasileiros na produção sustentável, o que facilita a comercialização deles. Foi uma bela demonstração de confiança do empresariado brasileiro na política agrícola do governo do presidente Lula”, resumiu o ministro Carlos Fávaro (Money Times, 9/11/23)