Usinas brasileiras já fixaram 4,2 milhões de toneladas de açúcar para exportação na safra 2023/24, que começa em abril do ano que vem, estima a Archer Consulting em sua primeira estimativa para a temporada.
O volume corresponde a 17,5% do total esperado para exportação na próxima safra. O preço médio foi de 17,26 centavos de dólar por libra-peso, sem prêmio de polarização, e R$ 2.259/tonelada (R$ 0,9509/libra-peso) FOB Santos com prêmio de polarização.
Em nota, a empresa informa que é a primeira vez que se apura, em maio, a fixação da safra seguinte. Normalmente, o levantamento se refere à temporada que está começando. “Desta vez, no entanto, com a safra que inicia tendo ultrapassado 80% do volume já fixados, estamos olhando para a safra seguinte, algo que nunca ocorreu com tanta antecedência.”
O boletim informa que o volume da commodity negociado na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) em abril foi de 3,27 milhões de contratos futuros, 16% acima de março e 33% a mais do que a média dos seis meses anteriores (Broadcast, 6/5/22)