Os preços do petróleo subiram nesta terça-feira devido à alta demanda por combustíveis no verão do Hemisfério Norte, enquanto a oferta permanece apertada por causa das sanções ao produto russo após a invasão da Ucrânia.
O petróleo Brent fechou em alta de 0,52 dólar, ou 0,5%, a 114,65 dólares o barril.
O petróleo dos EUA (WTI) para julho expirou na terça-feira, fechando a 110,65 dólares, com um ganho de 1,09 dólar, ou 1%.
O contrato mais ativo para agosto subiu 1,53 dólar a 109,52 dólar.
Ambos os benchmarks registraram uma perda semanal na semana passada. Para o WTI, foi a primeira perda semanal em oito semanas, para o Brent, a primeira em cinco.
“Você tem algumas pessoas entrando aqui para comprar no piso ou o que eles esperam que seja o piso do mercado”, disse Robert Yawger, diretor de futuros de energia da Mizuho em Nova York.
A média móvel simples de 50 dias dos futuros do primeiro mês dos EUA atingiu seu maior patamar desde 2008, e a do Brent atingiu sua máxima desde 2013.
Os estoques de petróleo e gasolina dos EUA provavelmente caíram na semana passada, enquanto os estoques de derivados aumentaram, mostrou uma pesquisa preliminar da Reuters (Reuters, 21/6/22)