Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Agro deve ser afetado por tarifas, e Brasil tem de negociar com EUA

Ex-ministro da Agricultura afirma que argumento de Trump é frágil diante de déficit comercial brasileiro com os EUA; para ele, agronegócio pode perder competitividade

O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues defende que o Brasil negocie com os Estados Unidos diante da imposição de uma tarifa de 50% pelos norte-americanos sobre produtos importados do Brasil.

Na avaliação de Rodrigues, o tarifaço de Trump tem vertente econômica e política. “A vertente econômica implica prejuízos comerciais para o setor privado brasileiro. E o argumento do presidente Trump é frágil porque temos déficit comercial com os Estados Unidos. Neste ponto, a única providência a tomar é negociar e temos um prazo para isso”, afirmou Rodrigues ao Estadão/Broadcast.

Na quarta-feira, 9, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que os EUA vão impor tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil a partir de 1º de agosto. Trata-se da mais alta alíquota divulgada a partir de cartas enviadas pelo republicano aos países desde o início desta semana.

Trump cita como justificativa para o tarifaço “centenas de ordens de censura secretas e injustas para plataformas de mídia social dos EUA” e o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no processo no qual é réu por tentativa de golpe de Estado, o qual Trump classifica de “caça às bruxas”.

Sobre a vertente política do tarifaço de Trump, Rodrigues avalia que é “mais complexa”. “Há um ponto claro: ao se referir a temas de política interna, Trump erra e abre uma frente que fortalece a posição do governo brasileiro. Misturar as duas questões, a econômica e a política, não parece acertado”, observou.

O ex-ministro da Agricultura está estudando os impactos da medida sobre o agronegócio brasileiro, mas destaca que o setor tende a ser um dos afetados pelo tarifaço de Trump. Um dos impactos será a perda de competitividade do agronegócio brasileiro em alguns produtos no comércio ao mercado americano (Estadão, 11/7/25)

Compartilhar:
Agro deve ser afetado por tarifas, e Brasil tem de negociar com EUA
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização