A Raízen comunicou ao mercado ontem (20) a venda de até 31 projetos de usinas de geração solar distribuída (UFVs) para a a Brasol Sistemas de Energia Solar 18 Ltda.
De acordo com a empresa, o montante bruto de caixa referente a diferença entre o valor da venda das UFVs e os dispêndios restantes para o desenvolvimento dos projetos é de aproximadamente R$ 475 milhões.
A Raízen receberá os valores referentes a estas operações à medida que os projetos forem desenvolvidos, construídos e transferidos da companhia para o comprador, o que deverá começar a acontecer a partir de janeiro de 2025, com previsão de conclusão até março de 2027.
A operação foi submetida à avaliação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), tendo sido aprovada sem restrições.
Além disso, a Raízen repactuou com os demais acionistas da Raízen Paraguay S.A., anteriormente denominada Barcos y Rodados S.A., na operação de Mobilidade no Paraguai, a opção de reduzir gradualmente a sua participação na sociedade de 50,0% para até 27,4%.
Dessa maneira, a companhia deixará de desembolsar o equivalente a até US$ 54 milhões até novembro de 2026 (Money Times, 21/12/24)