Tecnologia e inovação são o mote da Auto Expo – The Motor Show 2025, maior salão de automóveis da Índia, a ser realizado de 17 a 22 de janeiro, em Nova Deli, sob o guarda-chuva da Bharat Mobility, com a expectativa de receber mais de 600 mil pessoas nos seis dias de evento. E, pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil destaca o etanol como parte da solução para mobilidade sustentável.
A participação brasileira é uma iniciativa conjunta da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE), por meio da Embaixada do Brasil em Nova Deli.
“Confiamos no potencial do etanol como parte da solução para a mobilidade sustentável. Entendemos que não há solução única, há diferentes rotas tecnológicas e várias delas são complementares, como por exemplo o veículo híbrido-flex, que fará parte da nossa exposição na Auto Expo”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi.
EXPOSIÇÃO
O espaço brasileiro terá 100 metros quadrados e está inserido no pavilhão intitulado Ecossistema de mobilidade centrado nas pessoas, promovido pela Associação dos Fabricantes dos Automóveis Indianos (SIAM). Nele, o visitante poderá conhecer sobre a experiência do Brasil com etanol ao longo dos anos, a partir de uma linha do tempo didática e uma cadeia de valor fincada no desenvolvimento socioeconômico e na sustentabilidade.
Também estará em exposição o modelo híbrido-flex da Toyota, que alia um motor a combustão interna, abastecido com etanol, a um motor elétrico, obtendo alta eficiência energética. Fabricado no Brasil desde 2019, esse veículo possui um sistema que se recarrega automaticamente, não sendo necessária infraestrutura de recarga, e pode alcançar o dobro de quilômetros com a mesma quantidade de combustível de um carro convencional. Em relação ao impacto ambiental, a redução de emissões do híbrido-flex com uso de etanol é estimada em 70%.
COOPERAÇÃO
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, depois dos Estados Unidos, e abriga a maior frota mundial de carros que usam etanol como combustível. Atualmente, toda gasolina brasileira é composta por 27% de etanol – e está em estudo a ampliação dessa mistura para 30%, de acordo com o programa Combustível do Futuro, sancionado em 2024.
A Índia também tem um forte foco em biocombustíveis e antecipou em cinco anos, para 2025-26, a meta de alcançar uma mistura de 20% de etanol na gasolina. O programa indiano de mistura do etanol caminha a passos largos, tendo passado de 1,4% de mistura em 2014 para 15% em 2024.
O uso do etanol no Brasil, nos últimos 20 anos, evitou a emissão de mais de 660 milhões de toneladas de gás carbônico na atmosfera. A título de comparação, é como se fossem plantadas mais de 5 bilhões de árvores nativas.
Em termos econômicos, mais de 110 bilhões de litros de combustíveis fósseis deixaram de ser consumidos desde 2003 devido ao uso de etanol, uma economia de custos estimada em mais de US$ 50 bilhões, trazendo enormes benefícios ambientais e econômicos para o país, numa cadeia que gera emprego e renda para mais de 2,2 milhões de brasileiros.
Na Índia, o programa Etanol oferece uma alternativa de diversificação de mercado aos quase 50 milhões de produtores de cana do país, que atualmente dependem da produção de açúcar. Não por acaso, o país asiático liderou, ao lado Brasil e dos Estados Unidos, o lançamento da Aliança Global para os Biocombustíveis (GBA, na sigla em inglês), formada no âmbito do G20. Ao assumir a presidência rotativa do grupo das maiores economias do mundo, em 2024, o Brasil reforçou as ações de promoção do etanol, entre elas o transporte das autoridades presentes às reuniões técnicas do grupo em carros movidos a etanol.