A Sociedade Rural Brasileira declarou apoio à Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) na pauta pela recomposição do Ministério da Agricultura.
“Entendemos a autonomia do governo federal para conduzir seus ministérios, mas desvincular órgãos como a Conab, por exemplo, enfraquece o Ministério da Agricultura, sobretudo à Secretaria de Política Agrícola que precisa da inteligência dos dados para definir ações estratégicas. Assim como o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o Programa de Regularização Ambiental, que são pautas técnicas que vinham sendo muito bem conduzidas pelo Ministério da Agricultura”, defendeu a SRB, em nota.
A entidade, assim como a FPA, critica o desmembramento do Ministério da Agricultura em três pastas: Agricultura e Pecuária, Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e Pesca e Aquicultura, conforme decreto do governo federal de 1º de janeiro.
“O agronegócio por sua representatividade econômica e social, gerador de emprego e renda, e ainda responsável pela segurança alimentar do Brasil e do mundo, precisa de um ministério fortalecido”, afirmou a entidade na nota (Broadcast, 16/2/23)