Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Brasil e Japão dialogam sobre produção de SAF a partir do etanol

Patrocinadores

Workshop promovido pela Unica, MRE, ApexBrasil e Ministério da Economia do Japão reúne especialistas em Tóquio nesta quarta-feira (13)

Na sequência da 28ª Conferência do Clima, a COP28, realizada em Dubai, especialistas brasileiros, do governo e setor privado, desembarcam em Tóquio, no Japão, para discutir descarbonização do setor aéreo. O foco é o desenvolvimento de SAF, o combustível sustentável de aviação (do inglês Sustainable Aviation Fuel), a partir do etanol, energia renovável produzida no Brasil há mais de 40 anos.

O evento, no dia 13 de dezembro, é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), do Ministério das Relações Exteriores do Brasil (MRE) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão e apoio da Embaixada do Brasil no Japão.

“Queremos proporcionar uma oportunidade de cooperação e diálogo entre especialistas, formuladores de políticas, reguladores e representantes da indústria do Japão e do Brasil sobre o potencial do etanol no desenvolvimento de SAF”, afirma o presidente da UNICA, Evandro Gussi.

Serão realizados cinco painéis: Políticas públicas para SAF no Brasil e Japão; Expectativas do Japão para SAF – Produção, demanda e comércio; Rotas tecnológicas e Alcohol-to-Jet (ATJ); Atributos do etanol brasileiro e potencial para SAF; além de um painel abrangendo os próximos passos.

Net Zero até 2050

De acordo com a IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo), o SAF pode contribuir com cerca de 65% da redução de emissões necessária para o transporte aéreo atingir a neutralidade de CO2 em 2050 – o que exigirá um aumento maciço na produção de combustível sustentável de aviação.

O Japão tem uma das metas mais ambiciosas para a implementação de SAF como estratégia para a descarbonização do transporte aéreo. O governo japonês estabeleceu mandado para uso de 10% de SAF em 2030, para voos internacionais em aeroportos japoneses. E estima que a demanda por combustível sustentável de aviação pode chegar a 1,7 bilhão de litros por ano.

Atualmente, sete rotas de produção de biocombustíveis são certificadas para produzir SAF. Uma das rotas mais promissoras é a Alcohol to Jet (ATJ), que usa o etanol como base. Essa rota foi identificada por especialistas como a solução mais viável em curto prazo para cumprir a meta de neutralidade de carbono da aviação internacional até 2050.

“Com as matérias-primas disponíveis para a produção de etanol e a possibilidade de crescimento sustentável da produtividade, o Brasil tem o potencial para contribuir com a diversificação das fontes de energia no transporte aéreo japonês. Seja fornecendo insumos para a produção de SAF ou disponibilizando combustível sustentável para as aeronaves”, destaca o presidente da UNICA.

Desmatamento zero

Evandro Gussi ressalta que o etanol produzido no Brasil atende a todas as diretrizes de sustentabilidade estabelecidas em âmbito internacional. O RenovaBio, que é o maior programa de biocombustíveis do mundo, estabelece o desmatamento zero, ou seja, nem mesmo a supressão de vegetação prevista em lei é permitida para as usinas certificadas pelo RenovaBio.

Outro ponto reforçado pelo presidente da UNICA é que a competição entre alimentos e combustíveis (food versus fuel) não se aplica no Brasil. O país desenvolveu um modelo de produção em linha com o que a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) chama de Sistema Integrado de Produção de Alimento e Energia. “Quanto mais energia produzimos, mais alimento temos”, pontua Gussi.

SERVIÇO

Brasil-Japão SAF Workshop

Data: 13 de dezembro de 2023 (quarta-feira)

Horário: das 9:30 às 17:00

Local: Tokyo Garden Terrace – Kioi Conference – Tóquio, Japão.

SOBRE O BRAZILIAN SUGARCANE ETHANOL

A ApexBrasil e a UNICA tornaram pública em 2008, por meio da parceria Brazilian Sugarcane Ethanol, uma estratégia para promover a imagem dos produtos sucroenergéticos no exterior, em especial do etanol brasileiro como uma energia limpa e renovável. As duas entidades assinaram um convênio que prevê investimentos compartilhados. O projeto setorial pretende influenciar o processo de construção de imagem do etanol e demais derivados da cana-de-açúcar junto aos principais formadores de opinião mundial – governos e meios de comunicação, bem como empresas de trading, potenciais investidores e importadores, ONGs e consumidores. O projeto está aberto para que empresas do setor possam se agregar à agenda. 

Interessados podem entrar em contato com a Unica pelo e-mail unica@unica.com.br ou pelo telefone (11) 3093-4949.

SOBRE A APEXBRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.

Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização