Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Bloqueio UE:COP28 não chega a acordo sobre regras para mercado de carbono

“Isso certamente é um retrocesso para os mercados de carbono”, disse Lina Barrera, da Conservation International.

As negociações climáticas da COP28 não conseguiram fechar nesta quarta-feira um acordo sobre novas regras que permitiriam o lançamento de um sistema central para que países e empresas começassem a compensar suas emissões de carbono e a comercializar essas compensações.

A União Europeia, o México e a Associação Independente da América Latina e do Caribe (Ailac) rejeitaram uma proposta de acordo, negociada ao longo de duas semanas na cúpula climática, que teria estabelecido regras fundamentais para a aprovação de projetos de compensação em um sistema centralizado administrado pela Organização das Nações Unidas (ONU), disseram dois negociadores à Reuters.

Os Estados Unidos estavam com a maioria dos países que pressionaram pela adoção do acordo, dizendo que as exigências de regras mais rígidas seriam onerosas a muitos países em desenvolvimento com meios limitados para supervisionar e regulamentar os projetos.

“Os EUA e a União Europeia têm se desentendido” sobre a questão, disse Dirk Forrister, presidente-executivo da Associação Internacional de Comércio de Emissões.

A UE desejava regras que colocassem as compensações de carbono em linha com os altos padrões estabelecidos pelo próprio sistema de comércio de emissões do bloco, disseram três negociadores e observadores à Reuters.

Embora o sistema da UE não utilize compensações, ele efetivamente define os preços do carbono ao conceder às empresas permissão para emitir.

O preço da emissão de uma tonelada de carbono subiu acima de 100 euros no sistema da UE neste ano e agora está sendo negociado em torno de 70 euros, segundo dados do mercado de futuros da LSEG.

O fato de não se ter chegado a um acordo nesta quarta-feira em Dubai significa que, oito anos após o Acordo de Paris prever que governos e empresas compensassem parte de suas emissões pagando por projetos de redução de emissões em outros locais, essas operações não começaram.

“Isso certamente é um retrocesso para os mercados de carbono”, disse Lina Barrera, da Conservation International.

“Os interessados em participar do mercado não saberão o que esperar, o que atrasa todo o processo de lançamento do mercado”, disse Barrera.

Os grupos técnicos de trabalho agora precisarão recomeçar as negociações do zero em 2024, com a próxima chance de um acordo na COP29, no Azerbaijão, em 2025 (Reuters, 13/12/23)

Compartilhar:
Bloqueio UE:COP28 não chega a acordo sobre regras para mercado de carbono
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Ao usar este site você concorda com nossos Política de Proteção de Dados.

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

    Acesse o mapa para ver nossa localização