Por Aparecido Mostaço
“Um plano razoável realizado hoje, é melhor do que um plano perfeito que sempre fica para a semana que vem.” Gen. George Patton
O agro é um gigante que gera enormes resultados para o País e é o responsável direto pela melhoria da qualidade de vida dos inúmeros munícipios onde atua.
A base da excelência do agro está na excelência das pessoas que trabalham em suas atividades diariamente com capacidade, profissionalismo e comprometimento. O agro é sinônimo de conhecimento, paixão e propósito colocados em prática.
Devemos nos orgulhar, a excelência está em todos os elos da cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.
E a excelência do agro inspira o crescimento. Sim, claro, eu sei que ainda existe uma parte que evolui em velocidade menor, digamos assim. Mas excelência é evoluir todos os dias.
Desde cedo aprendi a sempre respeitar o solo sagrado do qual iriamos produzir, mas nunca deveria esquecer de quem faz as coisas realmente acontecerem: as pessoas. Tudo começa e termina com a cabeça, as mãos e o coração das pessoas comprometidas na busca da melhor safra e do melhor resultado possível. E sem bons resultados ninguém sobrevive.
Me perguntam com frequência, qual é a característica número 1 que busco ao formar um time do agro. Busco quem tem atitude/senso de urgência/proatividade.
Esse é um perfil específico para o agro. A capacidade de fazer acontecer, de tirar um planejamento do papel e torná-lo realidade. Conhecimento e Habilidades são a regra para entrar no jogo, mas a atitude faz você ganhar o jogo. Como o caráter é mandatório, contrate atitude e treine habilidades.
É preciso ter atitude e senso de urgência em aprender, evoluir, se capacitar, se relacionar melhor, trabalhar em equipe, em resolver os problemas que surgem, estar preparado para resolver os imprevistos…e, meu Deus, como acontecem imprevistos no gro, por mais que tentemos planejar o que pode dar certo e o que pode dar errado.
Senso de urgência principalmente em fazer o que precisa ser feito já, agora. Não amanhã. No agro se perder tempo, perde a safra. Portanto não pode ter perfil procrastinador e indeciso. O “vou ver isso” deve ser substituído por “me dê aqui que vou resolver já”.
Um bom general ganha ou perde a guerra ao formar seu exército. E, depois não adianta ficar bravo e culpar os soldados, pois a culpa de tudo o que acontece é sempre do general.
As vezes algumas empresas buscam quem tem mais conhecimento, outras vezes quem tem mais habilidades e se esquecem de avaliar bem as atitudes que precisam para fazer as coisas acontecerem. Sem atitude o conhecimento e as habilidades serão desperdiçados (Aparecido Mostaço – CEO da Energia Humana Consultoria)