Conquista permite acessar mercados com maiores rentabilidades, afirma o presidente da empresa.
A Be8, uma das maiores produtoras de biodiesel do país, certificou seu biodiesel feito de gordura animal em sua planta em Passo Fundo (RS) para atender o mercado da Califórnia.
O Conselho de Recursos do Ar da Califórnia (CARB, na sigla em inglês) certifica a produção dos biocombustíveis conforme a intensidade de carbono de seu ciclo de vida.
Erasmo Carlos Battistella, presidente da Be8, ressaltou que o CARB é “responsável por uma regulamentação ambiental extremamente rigorosa e reconhecida como uma das mais restritivas do mundo”.
“Essa conquista abre as portas para o mercado californiano, um dos mais estratégicos e exigentes do setor, gerando maior opcionalidade para a Be8 na destinação da produção, reduzindo a dependência local e permitindo acessar mercados com diferentes rentabilidades”, afirmou Ricardo Reckziegel, diretor comercial da Be8, em nota.
Os Estados Unidos não dependem da importação de biodiesel. Ainda assim, a Be8 já realizou uma operação de exportação de biodiesel para o país em 2023, com certificação da Agência de Proteção Ambiental americana (EPA, da sigla em inglês) (Globo Rural, 3/4/25)