A Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) aderiu formalmente à Coalizão Pan-Americana de Biocombustíveis Líquidos. O protocolo foi assinado, ontem (30), pelo diretor superintendente da associação, Julio Cesar Minelli, durante a Cúpula Pan-Americana de Biocombustíveis Líquidos. O encontro ocorre na Sede Central do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), em San José, Costa Rica, e vai até hoje (31).
Segundo Minelli, a coalizão une forças no continente em prol da produção e consumo sustentável dos biocombustíveis líquidos. “Também permite comunicar ao mundo que somos parte de uma cadeia que ajuda a garantir a segurança energética e alimentar do planeta com mais saúde e sustentabilidade”, afirmou ele, em nota. Também fazem parte do grupo as brasileiras União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), União Nacional do Etanol de Milho (Unem) e Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla).
O objetivo da nova entidade é coordenar o trabalho das instituições afiliadas e fomentar a representação adequada do setor em espaços internacionais pertinentes. A coalizão inclui também entidades de países como El Salvador, Guatemala, Argentina, Nicarágua, México e Colômbia e Peru (Broadcast, 31/2/23)