Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Biodiesel: Como o sustentável biocombustível é produzido

Patrocinadores

Por Erich Mafra

O Brasil, como um dos maiores produtores do mundo, está na vanguarda do movimento de substituição do óleo mineral, o petróleo, pelo óleo vegetal. O biodiesel produzido a partir de soja pode reduzir emissões de GEEs em até 72%.

Neste dia  10 de agosto é comemorado o Dia Internacional do Biodiesel. A data é uma homenagem a essa fonte de energia. Nesta data, no ano de 1893, em Augsburg, na Alemanha, o alemão Rudolf Diesel conseguiu deslocar por alguns metros um cilindro de ferro com uma base volante. O óleo combustível, ao contrário do extenso uso atual de combustível mineral, o óleo diesel, foi extraído do amendoim.

A frase “o uso de óleos vegetais, como combustíveis de motor, pode parecer insignificante nos dias atuais. Mas estes óleos podem vir a se tornar, ao longo do tempo, tão importantes como o petróleo e o carvão mineral”, é atribuída a Rudolf Diesel, engenheiro mecânico franco-alemão que inventou do motor a diesel.

A criação da data ocorreu como forma de “conscientizar o mundo sobre a importância dos combustíveis não fósseis”. A substituição do diesel fóssil pelo biodiesel brasileiro, produzido principalmente a partir de soja, pode reduzir as emissões de GEEs (gases do efeito estufa) em até 72%, aponta estudo da Universidade de São Paulo publicado em 2017.

Atualmente, o biodiesel originado de plantas é a quarta maior fonte de energia renovável utilizada no mundo, segundo o levantamento mais recente da EIA (Administração de Informações de Energia), órgão governamental dos Estados Unidos. Mas o mercado do biodiesel ainda possui espaço para crescer, por representar apenas 0,4% de todas as matrizes energéticas disponíveis no mundo.

Para entender mais sobre o tema nesta data, conheça abaixo como o biodiesel é produzido e saiba mais sobre sua história:

Como o biodiesel é produzido

Como outros combustíveis, o biodiesel é obtido a partir de um processo químico. No caso, é realizada a transesterificação, um processo que coloca óleos e gorduras de origem animal ou vegetal para reagir com álcoois, metanol ou etanol. A reação resulta na criação de dois produtos: o éster e a glicerina.

O éster então passa por processos de purificação e se torna o biodiesel, como conhecemos nas bombas dos postos de combustíveis. O nível de purificação varia conforme a legislação de cada país. No Brasil, o produtor de biodiesel é obrigado a adicionar aditivo antioxidante na produção de biodiesel, independentemente da matéria-prima utilizada na sua fabricação. A medida se tornou obrigatória a partir de 2019 e retarda a degradação e oxidação do biodiesel brasileiro

A glicerina obtida como coproduto na produção do biodiesel é comercializada para os setores de alimentos, farmacêutico, têxtil, cosmético e outros. Mas também pode ser transformada em um aditivo para o biodiesel ou queimada em fornos e caldeiras para os processos caloríficos realizados na purificação do éster em biodiesel, fazendo com que o aproveitamento dos coprodutos da seja próximo de 100%.

Matérias-primas do combustível

O biodiesel pode ser criado a partir de diferentes óleos e matérias de origem animal ou vegetal. No Brasil, as principais matérias-primas utilizadas na produção do biocombustível são:

Soja

Milho

Girassol

Amendoim

Algodão

Canola

Mamona

Babaçu

Palma (dendê)

Macaúba

Gorduras animais

A criação do biodiesel

No dia 10 de agosto de 1893, quando Rudolf Diesel colocou para funcionar pela primeira vez a sua criação, o motor a combustão movido a óleo de amendoim era rudimentar. Para realizar o feito, Diesel testou diferentes óleos vegetais até chegar à extração do óleo de amendoim. O inventor então realizou a transesterificação e chegou ao produto que hoje é conhecido como biodiesel.

O motor e seu combustível foram patenteados em fevereiro de 1897 e apresentados oficialmente em 1898, durante a Feira Mundial de Paris, na França. Nos anos seguintes, a tecnologia passou a ser adaptada para além dos carros, e na década de 1920 já era utilizada para movimentar navios, locomotivas e caminhões.

Principais produtores do combustível

Em 2021, o mundo produziu cerca de 151 milhões de metros cúbicos de biodiesel. O Brasil, que se destaca como um dos cinco maiores produtores de biodiesel do mundo, foi responsável por cerca de ¼ dessa produção. Está na vanguarda está na vanguarda do movimento de substituição do óleo mineral, o petróleo, pelo óleo vegetal.

Segundo a pesquisa mais recente do IICA (Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura), publicada no ano passado, entre 2011 e 2020, os principais produtores mundiais do combustível foram:

Estados Unidos (41%)

Brasil (26%)

Indonésia (5%)

China (3%)

Alemanha (3%) (Forbes, 10/8/22)

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Acesse o mapa para ver nossa localização