Seminário retorna à Índia para debater o papel da bioenergia na transição de baixo carbono nas principais economias do mundo.
Mais de um quarto das emissões de gases que agravam as mudanças climáticas são oriundas do setor de transportes. A mudança desse cenário para uma mobilidade de baixo carbono passa pela adoção dos biocombustíveis como substitutos aos combustíveis fósseis. E qual será o papel da bioenergia nesta transformação será o tema principal do seminário Sustainable
Mobility: Ethanol Talks Special Edition, que será realizado no dia 20 de julho em Goa, Índia, durante a semana dedicada a energia na reunião ministerial do G20 sobre transições energéticas.
O seminário é realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), Ministério das Relações Exteriores, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e Projeto Brazil Sugarcane Bionergy Solucion, desenvolvido pelo Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA). O evento tem apoio da Embaixada da Índia no Brasil, da Associação dos Fabricantes de Automóveis Indianos (SIAM) e da Associação Indiana das Indústrias de Açúcar (ISMA).
Nesta edição especial, participam dos debates o ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira; Pankaj Jain, Secretário do Ministério de Petróleo e Gás Natural Indiano; Evandro Gussi, presidente e CEO da Unica; Flávio Castellari, diretor-executivo do Arranjo Produtivo Local do Álcool (Apla); Aditya Jhunjhunwala, presidente da Isma e Vinod Aggarwal, presidente da SIAM.
O objetivo do Ethanol Talks Special Edition é proporcionar oportunidade de diálogo e cooperação entre especialistas, formuladores de políticas públicas, reguladores e representantes do setor dos países do G20 sobre como ampliar a bioenergia e a sua viabilidade para a mobilidade sustentável. “O Ethanol Talks é importante iniciativa para que o Brasil possa compartilhar sua experiência na mobilidade sustentável de baixo carbono. Hoje usamos 27% de etanol na gasolina e, graças ao veículo flex, lançado pelo presidente Lula, mais de 80% dos veículos no País podem usar etanol hidratado ou gasolina. Trabalhamos no Ministério de Minas e Energia para avançar ainda mais na descarbonização da nossa matriz de transportes. Combustíveis mais limpos, sustentáveis e combinados com tecnologias de motorização mais eficientes, são caminho para reduzir a pegada de carbono e aumentar a eficiência energética”, destaca o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
Além de compartilhar a experiência brasileira, o seminário traz a discussão sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais da bioenergia para a mobilidade de baixo carbono. “A experiência brasileira na produção e consumo de etanol tem inspirado oportunidades em várias regiões do mundo, principalmente na Ásia e América Latina.
Inspiração que transmitimos a partir do diálogo e da cooperação.
Por isso, acreditamos na relevância do Ethanol Talks como ferramenta de colaboração entre os setores público e privado”, ressalta o presidente da Unica, Evandro Gussi.
Experiência modelo exportação
E os resultados do trabalho de cooperação entre Brasil e Índia, intensificado nos últimos quatro anos, podem ser vistos na rápida evolução da participação do etanol na matriz de transportes indiano.
O percentual de mistura do biocombustível na gasolina saltou de 1,4%, em 2014, para 12% neste ano, com expectativa de atingir 20% em 2025, conforme anúncio do governo. Além disso, o país iniciou a produção da tecnologia flex-fuel em carros e motocicletas.
“A realização deste evento, em conjunto com as reuniões dos ministros de Energia do G20, mostra a relevância do etanol como solução energética de baixo carbono. O desenvolvimento pela Índia de um programa de etanol, com a ampliação da mistura na gasolina, fortalece o biocombustível, pois é um país de proporções continentais, como uma frota diversificada, e reforça que o etanol não traz problemas para os veículos”, destaca o diretor-executivo da APLA, Flávio Castellari.
Ethanol Talks retorna à Índia
O projeto, que retorna à Índia, é desenvolvido desde 2020 e já te teve edições em Nova Déli (Índia), Bangkok (Tailândia), Islamabad (Paquistão), na cidade da Guatemala (Guatemala), Buenos Aires (Argentina) e San José (Costa Rica).
Agendas bilaterais
Além do seminário, estão agendadas reuniões bilaterais com representantes do governo indiano. Nesta terça (18), o presidente da Unica se encontrará com os ministros de Petróleo e Gás Natural, Shri Hardeep Puri, de Transporte Rodoviário, Shri Nitin Jairam Gadkari, de Relações Exteriores, S. Jaishankar, e de Assuntos Parlamentares, Shri Pralhad Venkatesh Joshi.