Segundo Carlos Fávaro, da Agricultura, medida pode ser adotada para fomentar o mercado do milho, em meio à queda nos preços do cereal.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, disse nesta quarta-feira, 17, que o governo estuda o aumento do teor obrigatório de etanol na gasolina para 30%. Atualmente, o porcentual obrigatório do etanol anidro ao combustível é de 27,5%.
“Já está no radar do governo brasileiro, do presidente Lula, do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a adição obrigatória de 30% do etanol na gasolina, aumentar em 2,5 pontos porcentuais. Há toda uma conjuntura a ser estudada ainda, mas é uma grande possibilidade”, disse a jornalistas nos bastidores do 1º Congresso da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), realizado nesta quarta-feira, em Brasília.
O ministro citou a possibilidade de aumento do etanol na gasolina dentre as medidas que podem ser adotadas pelo governo para fomento do mercado de milho, em meio ao arrefecimento dos preços do cereal.
“Isso consequentemente aumenta consumo de milho para puxar os preços um pouco para cima e garantir estabilidade aos produtores”, afirmou Fávaro. Entre outras medidas, o ministro citou a ampliação de mercado para uso do cereal, as aberturas de mercado externo.