Unidades agroindustriais e escritórios corporativos da empresa divulgam informações importantes sobre prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero
O mês de outubro marca, desde a década de 90, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e, mais recentemente, também de colo de útero. As campanhas que disseminam informações e promovem a conscientização sobre as doenças já estão consolidadas nos calendários das empresas, inclusive no agronegócio. Tratando-se do setor sucroenergético, onde cada vez mais mulheres se fazem presentes em protagonismo e atuação feminina no campo com atividades diversas, a Atvos, uma das maiores produtoras de etanol do país, trabalha em prol desta causa em todas as suas regiões de atuação.
Com o mote “Mais saúde agora e no futuro!”, a campanha do Outubro Rosa da Atvos abrange todas as unidades agroindustriais e escritórios localizados nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. A ação é composta por ambientação dos espaços compartilhados e divulgação de material informativo via e-mail, WhatsApp e nos Diálogos Diários de Segurança (DDS) com as equipes. Outro benefício promovido é a parceria com os planos de saúde ofertados pela empresa para que as colaboradoras possam realizar os exames de mamografia, ultrassom de mamas e papanicolau de forma gratuita ao longo do mês.
Com o objetivo de tornar os colaboradores os principais multiplicadores da mensagem de prevenção ao câncer de mama e do incentivo à realização de exames e check-ups periódicos, as unidades da Atvos também programaram diversas iniciativas. Em todos os Polos, haverá palestras com médicos do trabalho, representantes de instituições de combate ao câncer e profissionais da saúde da região para orientar mulheres e homens sobre a importância de cuidados preventivos e detecção precoce das doenças, que são os primeiros passos para a cura.
Em Mirante do Paranapanema (SP), a Unidade Conquista do Pontal estabeleceu parceria com os salões de cabeleireiro da região, incentivando a doação de mechas de cabelo das mulheres, que serão direcionadas a instituições que atuam em prol do tratamento do câncer de mama para a confecção das perucas usadas pelas pacientes oncológicas. Além disso, a palestra na usina contou com depoimentos de mulheres da região que passaram pela experiência ou estão vivenciando o tratamento.
Em Rio Brilhante (MS), onde está localizada a usina Eldorado, foi realizada uma palestra de conscientização com um profissional da Oncoclínica, uma instituição especializada no tratamento da doença. Já nas unidades Costa Rica e Alto Taquari, localizadas nos municípios homônimos em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, respectivamente, a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer (RFCC) de Chapadão do Sul (MS), Gracy Kelly Oliveira, conversou com os (as) colaboradores sobre o assunto.
Já no estado de Goiás, onde a empresa possui três unidades agroindustriais em Mineiros, Perolândia e Caçu, as palestras foram realizadas por médicas, enfermeiras do trabalho e outros profissionais da saúde convidados. As conversas tiveram como base as principais dúvidas que as colaboradoras e colaboradores depositaram em urnas que foram instaladas em locais estratégicos nas áreas agrícola, industrial e administrativa.
Vale ressaltar que, apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer os homens, representando 1% do total de casos registrados. Ou seja, a cada 100 mulheres diagnosticadas com a doença, um homem recebe o diagnóstico.
“Para a Atvos, é fundamental transmitir a mensagem de cuidado com a saúde feminina e masculina durante todo o ano. Nossas unidades possuem um papel fundamental nas regiões onde atuamos e sabemos que nossas comunicações, ainda que internas, ultrapassam os muros da usina e se tornam pautas de conversas com amigos e familiares”, explica Silvana Sacramento, diretora de Pessoas da Atvos.
Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações: www.atvos.com.