Organização participou de painel apresentando o que produtores internacionais de cana podem aprender com o Brasil sobre sustentabilidade, nesta terça-feira, 18/10, no Royal Tulip JP, em Ribeirão Preto
O papel fundamental dos produtores de cana-de-açúcar na sustentabilidade de toda cadeia do negócio foi o destaque da participação da ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil) nesta terça-feira, dia 18, no Bonsucro Global Week. O evento está ocorrendo no Hotel no Royal Tulip JP Ribeirão Preto, na cidade ribeirão-pretana.
Bruno Rangel Geraldo Martins, vice-presidente da ORPLANA, apresentou o projeto Muda Cana, idealizado em parceria com a Solidaridad Network, que atua primordialmente na oferta de assistência técnica ao produtor de cana-de-açúcar e no fortalecimento da sua representatividade política em assuntos de interesse da categoria. Para tanto, a ORPLANA investiu R$ 4 milhões de reais na ação, apoiando 23 associações por meio de consultorias e capacitações com mais de 40 ações de fomento à representatividade que beneficiam toda a cadeia do setor sucroenergético.
“Políticas de incentivo e investimentos em educação sobre os conceitos de sustentabilidade são fundamentais para que se façam os três pilares: ambiental, social e econômico. Obviamente ser sustentável reflete em maiores custos, por isso o incentivo fiscal é de extrema importância. Ainda existe um tabu de que ser sustentável significa apenas plantar árvore. Mas, sustentabilidade é muito além disso. Passa por valores, conceitos e implantação de práticas em todos os níveis”, afirmou Martins.
Além de projetos como o Muda Cana, o engajamento da ORPLANA também gera resultados para a sustentabilidade dos negócios dos produtores canavieiros, por meio de ações que fortalecem o setor sucroenergético. Dentre elas: aprovação (ainda em tramitação) do Projeto de Lei 3149/2020 – que trata da remuneração dos CBios e prevê divisão dos valores de venda na proporção de 80% aos produtores rurais – e, também, a PEC – Proposta de Emenda à Constituição 15/22 (que estabelece diferencial de competitividade, pelos próximos 20 anos, aos biocombustíveis em relação aos combustíveis fósseis), resultando na redução da alíquota do etanol hidratado.
No evento, além do projeto Muda Cana apresentado pela ORPLANA, outras entidades apresentaram ações de sustentabilidade no campo como a UNICA, a Agência Brasileira Reguladora de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e o Fórum Nacional de Energia Açucareira. O evento Bonsucro Global Week acontece até quinta-feira, dia 20 de outubro.