A Unidade Eldorado celebra mais um ano impulsionando o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região
Mato Grosso do Sul, 20 de julho de 2022 – A Unidade Eldorado da Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, completa 16 anos de operação nesta quarta-feira, 20. Localizada em Rio Brilhante (MS), próxima dos limites do município com as cidades de Deodápolis e Angélica, a planta agroindustrial tem um papel importante no desenvolvimento da região por meio da geração de emprego e renda, e, também, com parcerias e iniciativas que possibilitam melhorias em setores como educação, meio ambiente, saúde e cultura.
Entre as unidades da Atvos, a Eldorado é a que possui a maior moenda e a maior caldeira, além de ser uma das maiores usinas do setor. Atualmente, emprega mais de mil pessoas de forma direta e mais três mil de forma indireta. Possui uma capacidade de moagem de 3,7 milhões de toneladas de cana-de-açúcar (MMtc) e capacidade de produção de 180 mil toneladas de açúcar VHP, podendo produzir até 306 milhões de litros de etanol hidratado e 135 milhões de litros de etanol anidro, além de poder cogerar 535 GWh de energia limpa.
Em 2006, ano em que foi inaugurada, a Unidade Eldorado foi a 10ª indústria a ser implantada em Mato Grosso do Sul. A usina começou com um parque industrial de 80 hectares e uma área de 16 mil hectares de cana-de-açúcar. No seu primeiro mês de operação, a unidade agroindustrial chegou a produzir 600 mil litros de etanol por dia, e a produção de açúcar para exportação iniciou no ano seguinte.
Apoio no desenvolvimento das comunidades do entorno
No último ano, a Unidade Eldorado, em parceria com a Santa Luzia, ambas pertencentes ao Polo Sul MS da Atvos, realizou a doação de 20 mil litros de álcool 70%, beneficiando mais de 1,2 milhão de pessoas no estado. Além disso, somente no ano passado, as unidades foram responsáveis pela doação de mais de 2 mil mudas de espécies do cerrado para as comunidades locais.
Desde 2014, mais de 500 jovens do estado já receberam qualificação voltada para inserção no mercado de trabalho. Recentemente, a Unidade Eldorado, por meio do programa Movimento Comunidade, contribuiu para a formação de 20 jovens aprendizes de Glória de Dourados (MS) como assistentes administrativos. Outras iniciativas de educação e conscientização na região foram as ações de Maio Amarelo, Cinema Itinerante em Deodápolis, campanha de prevenção e combate a incêndios, entre outras.
“Ao longo dos nossos 16 anos de história, temos acompanhado o crescimento de Rio Brilhante e temos orgulho em fazer parte dessa realidade. Seguimos com o nosso propósito de proporcionar oportunidades de melhoria de qualidade de vida com a geração de empregos, além de investimentos sustentáveis e de longo prazo que certamente continuarão a incentivar o desenvolvimento social, econômico e ambiental da região onde a Unidade Eldorado está inserida. Queremos chegar cada vez mais longe com ações que contribuam efetivamente para um futuro melhor para as comunidades localizadas no nosso entorno”, afirma Kelly Parpinelli, coordenadora de Pessoas do Polo Sul da Atvos.
Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.
Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.