A Atvos, segunda maior produtora de etanol do país, tem como propósito a busca por soluções criativas e rentáveis na produção de energia limpa e sustentável para o planeta. Uma das iniciativas de destaque é a doação e o plantio de mais de 350 mil mudas, na safra 2021/22, para recuperação de terras degradadas nas regiões onde as nove unidades agroindustriais da companhia estão localizadas.
Plantas como aroeira, ipê, ingazeiro, jacarandá e goiabeira, entre outras, foram entregues às comunidades dos municípios de Mirante do Paranapanema e Teodoro Sampaio, no Oeste Paulista; Caçu, Mineiros e Perolândia, em Goiás; Costa Rica, Deodápolis e Nova Alvorada do Sul, em Mato Grosso do Sul; e Alto Taquari, em Mato Grosso. Algumas espécies também foram direcionadas para espaços de preservação permanente e reserva legal nestas regiões, e para a recuperação de áreas verdes de assentamentos do entorno das unidades. Pela natureza de suas operações, a Atvos já atua na conservação do solo por meio do cultivo da cana-de-açúcar, reconhecido por melhorar a quantidade de matéria orgânica e recuperar terrenos degradados de pastagem.
Sobre a Atvos
A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo a segunda maior produtora de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir 3 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 60 milhões de carros compactos; 700 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar 20 milhões de festas de aniversário; além de cogerar 3,1 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de 15 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais. Como um player relevante na geração de energia renovável e limpa, a empresa emitiu mais de 2,4 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) por meio do programa Renovabio na safra 2020/21, tornando-se uma das maiores emissoras de títulos do mercado. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua.