
Em seu discurso na abertura da 80ª Assembleia Geral da ONU, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, mencionou o breve encontro que teve do o presidente Lula. Imagem Reprodução Blog Zero Hora
Amanda Robertson destacou que os líderes tiveram um “breve e agradável” encontro informal durante a Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23).
Em entrevista exclusiva à CNN Brasil, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Amanda Robertson, disse que Donald Trump está aberto a negociar tarifas após o encontro entre o líder americano e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Robertson destacou que os líderes tiveram um “breve e agradável” encontro informal durante a Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), que resultou em um acordo para uma reunião mais detalhada na próxima semana.
“O presidente Trump deixou claro desde o início do seu mandato que ele está aberto a negociar com qualquer país. Ele decidiu utilizar as tarifas como uma ferramenta porque ele considera que os acordos anteriores não foram favoráveis para as empresas americanas”, disse Robertson.
“As tarifas agora abrem um espaço para negociações para os dois países falarem e chegarem até um acordo que pode beneficiar os dois lados”, acrescentou.
Negociação de tarifas
A questão das tarifas comerciais entre os dois países deve ser um dos principais temas do encontro.
Robertson indicou que Trump está disposto a renegociar as tarifas, embora considere que acordos anteriores não foram favoráveis às empresas americanas.
“As tarifas são uma medida que abre espaço para negociações, para os dois países falarem e chegarem a ter um acordo que pode beneficiar ambos os lados e que represente realmente a realidade dos nossos mercados hoje”, explicou Robertson.
O governo brasileiro sinalizou disposição para avançar nas conversas sobre temas comerciais, incluindo possíveis ajustes nas tarifas sobre o etanol.
No entanto, a agenda específica do encontro ainda está sendo definida, já que o acordo para a reunião foi estabelecido apenas recentemente (CNN Brasil, 23/9/25)