Notícias

Voltar

WEG produz o maior turbogerador do setor no Brasil

28.11.2017

Em operação na Usina Delta, em Minas Gerais, a máquina de dois polos é capaz de gerar 376.505 MWh

Um projeto inédito no Brasil, caracterizado pela inovação e pela tecnologia, tornou mais sustentável e econômica a cogeração de energia. É o primeiro turbogerador dois polos fabricado no país pela WEG para a Usina Delta, de Minas Gerais, onde opera desde abril. A iniciativa pretende otimizar a cogeração de energia renovável, a partir do bagaço da cana-de-açúcar, durante os períodos de safra e entressafra.

A usina pretendia expandir a produção de energia em 246.505 MWh ao ano, ou seja, de 130.000 MWh para 376.505 MWh. “Precisávamos de uma máquina que atendesse toda a capacidade energética do projeto, porém no Brasil não havia fornecedor com histórico de produção de um turbogerador tão grande”, destaca o supervisor de manutenção industrial da Delta, Juliano Vieira de Carvalho. “Mas a WEG nos deu garantia e segurança no desenvolvimento da máquina”, ressalta.

O fornecimento também é um marco para a WEG, por se consolidar como o primeiro fabricante nacional a produzir um turbogerador com 81,25 MVA, dois polos (3.600 rpm). A tecnologia aplicada ao gerador com 3.600 rpm também reduzirá custos de manutenção, pois permitiu a retirada do redutor de velocidade entre a turbina e o gerador.

Os cubículos e painéis que controlam o turbogerador e compõem o Sistema Integrado de Distribuição, Manobra e Controle, também foram projetados e fabricados pela WEG, seguindo as exigências mecânicas, elétricas e estruturais da aplicação, para integrar o novo turbogerador ao sistema elétrico existente da usina.

A robustez dos cubículos aliado ao alto nível de automação e integração dos sistemas existentes oferecem um elevado nível de confiabilidade à planta. “O desempenho dos equipamentos superou as expectativas, proporcionando ao processo um ótimo comportamento térmico, maior estabilidade sistêmica e dinâmica”, analisa Carvalho.

O controle da distribuição é feito por uma subestação elevadora, também fornecida pela WEG, incluindo um transformador elevador com potência de 62,5 MVA, que transfere a energia ao Sistema Integrado Nacional (SIN). O retorno sobre o capital investido ocorrerá em seis anos, prazo curto quando comparado aos mais de 20 anos de vida útil de um gerador.

Fundada em 1961, a WEG atua principalmente no setor de bens de capital e é um dos maiores fabricantes mundiais de equipamentos eletroeletrônicos, atuando em cinco linhas principais: Motores, Energia, Transmissão & Distribuição, Automação e Tintas. Com operações industriais em 11 países e presença comercial em mais de 100, a companhia atende todos os segmentos da indústria, incluindo petróleo e gás, mineração, infraestrutura, siderurgia, papel e celulose, energia renovável, entre outros.