Notícias

Voltar

Santa Terezinha recebe prêmio

05.09.2017

Cidade Gaúcha é reconhecida por projeto que otimiza a captação e tratamento da água usada em processos industriais

A Unidade Cidade Gaúcha da Usina Santa Terezinha foi reconhecida com os prêmios ROE (Return on Environment) e PNP (Proof not Promises), concedidos pela GE Water & Process Technologies, divisão da General Electric, empresa especializada em tratamento de águas e processos industriais.

A premiação valida projetos que geram economia por meio de soluções inovadoras e homenageia parceiros que atingem um equilíbrio positivo entre os desafios ambientais e as demandas industriais.

O PNP foca no cumprimento de metas e melhorias que trazem benefícios financeiros e operacionais. Já o ROE, reconhece a redução do uso de recursos hídricos e do consumo de produtos químicos no tratamento de água, que consequentemente levam a diminuição dos impactos ambientais nos processos industriais.

Entre 2014 e 2016, foram realizadas mudanças nos processos de captação e tratamento hídrico, que geraram uma economia de 6.676.868 m³ de água captada de poços e rios, além de uma redução de 6.109.102 m³ no volume de águas residuárias. A otimização desses processos levou ainda a redução do consumo de energia de cogeração utilizada nas operações industriais.

Os dois prêmios certificam o ótimo trabalho da equipe da unidade, além de endossar o compromisso da Usina Santa Terezinha com o desenvolvimento de estratégias sustentáveis. Com essa conquista, o projeto desenvolvido pela Unidade Cidade Gaúcha se habilita para concorrer ao Ecomagination Leadership Award, um reconhecimento a projetos com elevado impacto financeiro, ambiental e estratégico em nível mundial, também concedido pela GE Water & Process Technologies.

A premiação ROE e PNP já foi concedida, em anos anteriores, para projetos das unidades de Tapejara e de Paranacity, sendo esta última também ganhadora do Ecomagination Leadership Award.

A Usina Santa Terezinha é composta pelo corporativo e o terminal logístico – em Maringá, o terminal rodoferroviário em Paranaguá, e as onze unidades produtivas em Iguatemi, Paranacity, Tapejara, Ivaté, Terra Rica, São Tomé, Cidade Gaúcha, Rondon, Umuarama e Moreira Sales, no Paraná, e Usina Rio Paraná, no Mato Grosso do Sul. A empresa conta com mais de 16 mil colaboradores nos setores agrícola, industrial e administrativo.