Notícias

Voltar

A colheita bem-feita é fundamental para a longevidade dos canaviais

10.10.2016

Para o diretor agrícola do Grupo Clealco, Cássio Paggiaro, um dos aspectos mais importantes para que as soqueiras durem e produzam por muitos ciclosé relacionado à colheita, que deve ser feita da maneira mais adequada possível, para prevenir o arranquio ou pisoteio da soqueira. "O futuro do canavial está diretamente ligado à qualidade da operação mecanizada que é realizada na área. Por isso, não tenho dúvida que, para se ter áreas de cana-soca com bom desempenho por vários ciclos, o produtor tem que domar a máquina."
Após a colheita, Paggiaro afirma que é preciso iniciar um trato cultural adequado, sendo que, para isso, é preciso definir o que aquela área precisa. "Primeiro, tem que se perguntar se estamos em uma região onde é necessário fazer aleiramento para melhorar a brotação."
O diretor agrícola lembra, também, que é importante realizar uma fertilização adequada, além da correção do pH da área. "Às vezes esquecemos que cálcio e magnésio não são apenas corretores de pH, mas também fornecem macronutrientes para a nutrição da planta", frisa Paggiaro.