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Dicas para um consumo equilibrado de açúcar

11.05.2017

Com consciência, todos os alimentos são permitidos. É um ingrediente que pode e deve entrar numa dieta balanceada, recomendam especialistas

Tudo que é consumido em excesso não faz bem à saúde. A recomendação médica é para que se mantenha o equilíbrio. Com o açúcar não é diferente. A exclusão do alimento ou dietas restritivas não resolvem o problema. Porém, na prática, é comum as pessoas terem dificuldade para determinar as quantidades adequadas do açúcar no cardápio.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a recomendação diária de consumo é de 50 gramas. “É um ingrediente que pode e deve entrar numa dieta equilibrada. A reeducação alimentar é a melhor saída, seja para o emagrecimento ou na busca por um estilo de vida mais saudável. Isso porque o organismo precisa de todos os nutrientes para o seu bom funcionamento”, explica a nutricionista Marcia Daskal, proprietária da Recomendo Assessoria em Nutrição.

O Dr. Daniel Magnoni, cardiologista e nutrólogo do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, afirma que a sociedade precisa se atentar de que a redução do açúcar isoladamente não é a solução. “O equilíbrio é em todos os sentidos. Não adianta reduzir o açúcar, mas manter o consumo excessivo de outros carboidratos e gorduras, por exemplo. Os benefícios de uma vida saudável estão na redução da ingestão calórica, associado ao aumento de atividade física, redução de estresse, entre outros fatores”, diz. Com consciência, todos os alimentos são permitidos.

O açúcar tem papel importante no funcionamento do organismo. Além de ser fonte de energia, contém substâncias que estimulam o cérebro a produzir serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e prazer. Também adiciona sabor, deixando alguns alimentos mais apetitosos.

Orientações

- Reduza as porções de açúcar na receita do doce, bolo ou no café. Se usava uma colher de açúcar, experimente colocar 3/4 de colher ou não esvaziar completamente o saquinho.

- Preste atenção no tamanho da porção e adicione açúcar de forma proporcional à quantidade do produto que vai consumir. Não faz sentido usar dois saquinhos para um chá pequeno.

- Ao pedir qualquer bebida, solicite o açúcar a parte para que seja adoçada na mesa. Isso garante um controle maior da quantidade usada.

- Peneire os cereais matinais, antes de consumir, para retirar parte do açúcar presente no alimento.

- Evite o hábito de adoçar a bebida antes mesmo de experimentar. Muitas vezes, esta já está naturalmente adoçada.

- Conheça a quantidade de açúcar dos alimentos. Basta ler os rótulos e descobrir o quanto tem de açúcar ou de seus similares – sacarose, glicose, glucose, frutose, maltose, lactose ou xarope . Os ingredientes aparecem na lista em ordem decrescente de quantidade.

- Mantenha um diário de consumo anotando tudo o que usou açúcar. Além de equilibrar o consumo, ajuda a visualizar os momentos em que o corpo mais pede o ingrediente.