Notícias

Voltar

Relatório de Sustentabilidade é entregue a autoridades

10.05.2017

A 6ª edição do documento abrange a evolução de iniciativas mais direcionadas aos temas estratégicos para a Santa Terezinha

O Relatório de Sustentabilidade da Usina Santa Terezinha foi entregue para autoridades no início do ano. O superintendente da Usina Santa Terezinha, Ágide Meneguette, deu em mãos o documento para o Chefe da Casa Civil do Governo do Estado do Paraná, Valdir Rossoni. Na ocasião, foi destacado o desempenho da empresa na gestão para a sustentabilidade.

Em outra oportunidade, Meneguette também entregou a publicação para a vice-governadora Cida Borghetti. O documento anual abrange a evolução das iniciativas e as metas a serem atingidas, com foco nos impactos econômicos, sociais e ambientais, das 10 unidades produtivas no Paraná e uma greenfield no Mato Grosso do Sul, Corporativo e terminais logísticos da empresa.

O Relatório de Sustentabilidade 2015 é a 6ª edição do documento já publicada pela empresa. A 1ª edição foi divulgada em 2010 e, desde então, o objetivo da Usina Santa Terezinha tem sido caminhar para a inclusão de um maior número de indicadores sustentáveis em suas operações.

Na edição atual, tem avançado rumo às diretrizes de sustentabilidade G4 da organização holandesa GRI (Global Reporting Initiative) e os Princípios do Pacto Global e Metas do Milênio, ambas iniciativas da ONU (Organização das Nações Unidas).

Durante o ano de 2015, os temas considerados materiais e estratégicos foram identificados por meio de um processo de materialidade, como encontros com públicos interno e externo. O desenvolvimento desse processo foi planejado para contemplar os próximos anos de gestão para a sustentabilidade na usina.

O conteúdo do relatório é aliado a quatro temas do Pacto Global: direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Há quatro anos, o documento se tornou também uma COP (Comunicação de Progresso), a qual possui, pelo segundo ano consecutivo, o status nível ativo. No relato, as Metas do Milênio vem de encontro com a transição dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milênio) para os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Os relatórios digitais de sustentabilidade da Usina Santa Terezinha (2010 a 2015) foram acessados mais de 51 mil vezes durante o período de seis anos, por meio do site www.usacucar.com.br. E o relatório 2015 teve leitores de 55 países diferentes, sendo os com maior número de visitantes: Brasil, Estados Unidos da América, Índia e Reino Unido.

O exemplar também foi entregue na Biblioteca Lamartine Navarro Junior, da Udop (União dos Produtores de Bioenergia), em Araçatuba (SP), possibilitando a consulta do material impresso pela comunidade.