Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Excedente no mercado global de açúcar aumenta em 2023/24

Patrocinadores

Apesar do maior foco na produção do adoçante, volumes menores de cana impedirão que Centro-Sul, no Brasil, ultrapasse a safra anterior.

O mercado global de açúcar deverá ter um excedente maior do que o esperado na temporada 2023/24 (outubro a setembro), devido às recuperações de produção na Índia e na Tailândia nos estágios finais de suas safras, disse a corretora StoneX nesta quinta-feira (21).

Ela projetou que a produção global de açúcar excederia a demanda total em 3,88 milhões de toneladas, acima das 3,4 milhões de toneladas previstas em fevereiro.

A StoneX revisou para cima sua projeção para a produção da Índia em 1,7 milhão de toneladas, para 32,8 milhões de toneladas, e acrescentou 500 mil toneladas à sua estimativa para a Tailândia, para 9,1 milhões de toneladas. Ambos os países estão tendo uma safra melhor, com rendimentos mais altos na fase final.

A produção melhor do que o esperado na Ásia compensou os cortes no México e no Brasil, disse a corretora.

A StoneX também divulgou uma nova estimativa para a próxima safra do centro-sul do Brasil, que começa em abril. Ela reduziu drasticamente sua visão para a moagem total de cana-de-açúcar de 622 milhões de toneladas em janeiro para 602 milhões de toneladas, dizendo que a produtividade agrícola cairá cerca de 9% devido ao clima mais seco do que o normal.

A corretora não vê mais uma produção recorde de açúcar no centro-sul em 2024/25 (abril-março) — apesar do maior foco na produção de açúcar pelas usinas — já que volumes menores de cana impedirão que a região ultrapasse a produção da safra anterior.

O relatório prevê que a produção de açúcar do centro-sul será de 42,3 milhões de toneladas, abaixo das 43,1 milhões de toneladas projetadas em janeiro.

Outros analistas esperam uma produção ainda menor no Brasil, em torno de 40 milhões de toneladas (Reuters, 21/3/24)

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Acesse o mapa para ver nossa localização