Confira as notícias do Agronegócio no Paraná

Brasília debate influência do biodiesel na industrialização do interior

Patrocinadores

Em seminário no dia 27/3, prefeitos, parlamentares federais, ministros de Estado e empresários irão avaliar e debater dados inéditos sobre os reflexos da implantação de usinas de biodiesel na economia de diversos municípios.
Evento terá como atração adicional a exibição de cinco caminhões movidos 100% a biodiesel de montadoras, como Scania e Volvo.

Em meio às discussões no Senado Federal sobre o projeto de lei Combustível do Futuro – que estimula a produção e o uso de biocombustíveis –, um grupo de prefeitos estará em Brasília, ao lado de ministros de Estado, parlamentares e empresários para apresentar dados inéditos que comprovam reflexos positivos da indústria do biodiesel e de suas cadeias produtivas na evolução do PIB de diversos municípios. Essas informações foram coletadas pela Frente Parlamentar Mista do Biodiesel do Congresso Nacional (FPBio).

Os ministros Alexandre Silveira (ME) e Carlos Fávaro (Agricultura) confirmaram presença, além dos parlamentares da FPBio, organizadora do evento, e dirigentes das principais companhias produtoras de biodiesel e das entidades setoriais. Os prefeitos irão mostrar indicadores socioeconômicos, como evolução do PIB, de emprego e renda, entre outros, a partir da instalação de usinas de biodiesel e respectivas redes de fornecedores, prestadores de serviços, cooperativas e agricultores familiares, que constituem a cadeia produtiva setorial.

“A proposta do seminário é comprovar às autoridades e à população, com dados estatísticos, os reais benefícios de o Brasil investir na expansão do biodiesel nacional. Vamos mostrar casos concretos de municípios que passaram de uma situação complicada na economia local para um quadro de prosperidade motivado pela produção desse biocombustível”, afirma o presidente da FPBio, deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS). Segundo ele, “expandir o setor é a forma de industrializar o país a partir do interior, promovendo o desenvolvimento ao criar empregos qualificados e bem remunerados, ou seja, gerar oportunidades no campo e na cidade”.

Caminhões a biodiesel – Atração à parte será a exibição ao público de cinco caminhões movidos 100% a biodiesel de montadoras como Scania e Volvo, que estarão na área externa do Ministério dos Transportes, local do seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”. No evento o público poderá conhecer o modelo de caminhão R500 – Cavalo Mecânico 6×4 da Scania (foto anexa) e o 270 6X2R da Volvo/VM. Inscreva-se gratuitamente clicando em Evento: “Construindo o Futuro: Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos municípios.” (google.com)

Alceu Moreira ressalta que a mostra dos caminhões que já rodam no Brasil usando exclusivamente biodiesel “é outra comprovação de que ele é um biocombustível de altíssima qualidade, recomendado, inclusive, pelas montadoras”, afirma. “O fato é que o biodiesel é muito mais do que um biocombustível, que reduz a poluição. Ele é fonte de desenvolvimento, fomenta a industrialização no interior do país e incentiva a produção de energia limpa”, diz Alceu Moreira. 

Segundo o deputado, a aprovação do PL Combustível do Futuro será decisiva para que mais plantas industriais de biodiesel sejam implantadas nas cinco regiões. “Cada R$ 1 adicional na produção de biodiesel promove a inclusão de outros R$ 4,4 na economia e hoje há 60 usinas autorizadas a produzir, distribuídas em 15 estados. Além disso, o biodiesel substitui o diesel fóssil importado e, portanto, não compete com a produção nacional de diesel”, diz.

Serviço

Seminário “Construindo o Futuro – Biodiesel e Desenvolvimento Sustentável nos Municípios”

Exposição de caminhões e geradores 100% movidos a biodiesel
Data: 27/3/2024 /// Horário: das 8h às 14h /// Organização: FPBio
Local: Auditório Professor Lourenço Chehab, Ministério dos Transportes – Brasília
Inscrição gratuita.
O evento tem o apoio da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), da Associação dos Produtores de Biocombustíveis do Brasil (Aprobio) e da União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene (Ubrabio)

Compartilhar:

Artigos Relacionados

Central de Atendimento

Contato: André Bacarin

Erro: Formulário de contato não encontrado.

Acesse o mapa para ver nossa localização